Capela

De acordo com o Historiador José Luís Ferreira de Sousa a criação da capela de evocação a Jesus Maria José ou,ainda, da Sagrada Família, hoje, também denominada capela de São João, tem Alvará de 27 de Maio de 1694, passado por Dom Frei Joseph de Santa Maria a "Sebastião Gonçalves Cordeiro, e sua mulher Luzia Dornellas, moradores na freguesia São Sebastião, em Câmara de Lobos. Hoje, a capela faz parte da Quinta de São João.

Segundo Duarte Manuel Roque de Freitas, este pequeno templo foi restaurado pelo ano de 1945, mantendo-se a sua traça.

O altar é de cantaria, e a única peça em talha dourada é o sacrário de instalação mais recente. No retábulo, com suporte em mármore, pode apreciar-se a Sagrada Família num ambiente celestial, com dois anjos protetores. Na base do mesmo, apresentam-se vários santos, destacando-se, à direita, um Santo António. Quem está de frente para o altar, vê, no pedestal do lado esquerdo, a Sagrada Família e, por baixo, o Sagrado Coração de Jesus. No pedestal do lado direito, encontra-se S. João Baptista e, por baixo, Nossa Senhora de Fátima.

No exterior, de um pequeno adro, podemos apreciar a fachada e, na convergência das duas águas da cobertura, há uma pequena cruz em cantaria. A porta, em madeira, tem a sua estrutura em cantaria rija. Sobre esta há uma pequena janela onde consta a data 1693 gravada na cantaria. À esquerda há um nicho em cantaria com um pilar, do mesmo material, onde o sino assenta por uma moldura de ferro. À esquerda do nicho há uma janela maior, idêntica a outras duas na parede lateral, onde existe, também, uma porta.